quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jônatas Edwards - O grande despertador do século XVIII


   Jônatas Edwards, com seu famoso sermão: Pecadores nas mãos de um Deus irado, foi considerado um dos maiores vultos em avivamentos na história da igreja cristã. Conta-se que Edwards segurava o manuscrito tão perto dos olhos, que os ouvintes não podiam ver-lhe o rosto. Porém, com a continuação da leitura, o grande auditório ficou abalado. Um homem correu para frente, clamando: Sr. Edwards, tenha compaixão! Alguns se agarraram aos bancos, pensando que iam cair no inferno; outros se abraçaram nas colunas para se firmarem, pensando que o Juízo Final havia chegado.
   Mas, em que podemos atribuir o êxito de Edwards, assim como muitos outros que se tornaram célebres no âmbito cristão? Seria isso tudo, obras de mentes prodigiosas? É certo que não. Quanto a Edwards: O que muitas pessoas não sabem, dessa parte da história geralmente suprimida, é que, imediatamente antes desse sermão, por três dias Edwards não se alimentara; durante três noites não dormira. Rogara a Deus sem cessar: “Dá-me a Nova Inglaterra, dá-me a Nova Inglaterra.” Ao levantar-se da oração, dirigindo-se para o púlpito, alguém disse que tinha o semblante de quem fitara, por algum tempo, o rosto de Deus. Antes de abrir a boca para proferir a primeira palavra, a convicção já havia caído sobre o auditório. Eis o grande segredo de Edwards e de muitos outros nomes em avivamentos.
   Com uma grande comunhão com Deus, esses homens colocavam-se aos Seus pés em oração, com grande clamor e suplicas pelas almas, tornando-se assim, uma ponte entre Deus e os homens.

Um comentário:

Agradeço pelo seu comentário, porque a sua opinião é o que realmente contribui para o crescimento deste blog!